A AVÓ é a mãe reduplicada e retemperada pela passagem do tempo que separa o joio do trigo, dando às pessoas o verdadeiro significado da vida e o peso verdadeiro das coisas.
A AVÓ é, portanto, a mãe com experiência, que tem a segunda oportunidade para atribuir aos entes mais queridos os valores e os sentimentos, que norteiam a vida dando-lhe o colorido que a justiça e a bondade viabilizam.
A AVÓ, então, é a que tem a supervisão na educação dos netos, assumindo a dimensão que o idioma francês encontrou com sabedoria, quando configurou o seu significante (grand mère) para o significado que agora focalizamos, correspondendo a esta idéia a forma “grande mãe”, expressão analítica, como é corrente naquela língua e que na nossa sintetiza sem a expressividade francesa, pois realmente a AVÓ é, sem dúvida, uma grande mãe.
Oi Adri. Linda a homenagem que vc. fez às avós. Realmente ela é a grande mãe (grandmother ou grand mére, como vc. postou), aquela que carrega a experiência das mães e de toda uma vida, e cujo significado vc. bem sintetizou. Bjos.