Hoje é sexta-feira, dia em que começamos a programar e curtir o fim de semana. Sei que muitos de vocês gostam de agradar maridos ou esposas ou namorados ou amigos com um almoço ou jantar em casa acompanhado de um bom vinho.
Confesso que quando me casei não tinha muito gosto pela cozinha. Mas comecei a assistir alguns programas de competição de chefs na TV, principalmente Top Chef, e passei a ter interesse no assunto.
Mas minha veia culinária despertou mesmo no ano passado, quando morei 6 meses na Europa, sendo que 4 deles na Itália, mais especificamente no Sul, em Lecce, na região da Apúlia.
Fiquei encantada com a culinária local e, especialmente, com os gelatos, os melhores que já provei.
Após esse período de 4 meses, antes de retornar a Espanha, fizemos um tour a la Sob o Sol da Toscana. Ficamos em 3 hotéis maravilhosos e vivenciamos experiências incríveis, sendo uma delas uma aula de culinária com o executive chef Attilio Di Fabrizio, que comanda a cozinha do magnífico hotel Villa San Michele, aquele fechado por Kim Kardashian e Kanye West para que eles e seus convidados se hospedassem por ocasião do seu casamento.
Então resolvi dividir com vocês minhas receitas prediletas, sempre acompanhadas por um bom vinho.
Desde de que terminei o curso avançado da ABS (Associação Brasileira de Sommelier), tenho sempre acompanhado minhas refeições com um bom vinho.
Então vamos ao que interessa: a receita de hoje.
Panzanella é uma salada deliciosa e super fácil de fazer, que tem por base o pão amanhecido.
INGREDIENTES:
250g de pão italiano
120g de tomates vermelhos maduros
100g de pepinos
30g de cebolas
10 ml de azeite extra virgem
10 ml de vinagre branco
4 cachos de manjericão
PREPARO:
Primeiro corte com as mãos o pão e deixe de molho em 3 litros de águas fria e vinagre por pelo menos 30 minutos
Enquanto isso, remova as sementes dos tomates e corte em pequenos cubos. Faça o mesmo com os pepinos. Pique as cebolas e coloque esses 3 ingredientes em uma tigela.
Retire o máximo possível de água do pão e o coloque na tigela com os outros ingredientes. Tempere com azeite, sal, a sobra do vinagre e o manjericão cortado.
PORÇÃO:
4 pessoas
[themify_icon icon=”fa-glass” ]SUGESTÃO DE VINHOS: um rosado de Chianti, como o Rosato do Castello di Ama, ou um Cava Brut, como o Raventos Rosell.
[themify_box style=”rounded shadow gray” ]SEGREDO: essa salada pode ser preparada com antecedência, mas é importante só acrescentar o manjericão no momento de servir. Uma opção de apresentação do prato é na forma de bolinhos, como na foto, que pode ser feito moldando a panzanella com duas colheres[/themify_box]