Além dos desfiles, aproveitei a minha estada em Milão para conhecer o Armani Silos.
Inaugurado em 2015 para celebrar os 40 anos de carreira de Giorgio Armani, o espaço de 4.500 m² conta com 4 andares que tratam da obra do estilista, ou seja, um pouco da história da moda, de uma forma leve e chique, como tudo que o envolve.
A escolha do nome foi influenciada por sua localização, já que antes era utilizado pela Nestle para armazenar cereais da marca em estruturas denominadas silos. Como o próprio mestre explica: ” eu decidi chamar Silos, porque o prédio era usado para guardar comida, o que, claro, é essencial para a vida. Para mim, assim como a comida, roupas também fazem parte da vida”.
O museu é dividido em temas:
1- estrelas: nessa parte, podemos encontrar peças do estilista usadas por celebridades de Hollywood. O caso de amor entre Armani e as estrelas do cinema começou em 1978, quando Diane Keaton recebeu o Oscar por seu papel em Annie Hall vestindo um blazer do estilista.
2- daywear: aqui encontramos os tons neutros, a alfaiataria sofisticada, as altas doses de androgenia e as reinterpretações dos tecidos tradicionais, marca registrada do estilista, que entende a moda como simples, pura e com corte preciso.
3- exotismo: nesta parte do museu, podemos apreciar peças do designer que avocam pura feminilidade. Identificamos assim seu amor pelo Oriente.
4- cromatismo: como já falamos, Armani é o rei dos tons neutros, especialmente pela mistura de cinza e bege. Mas, nessa seção, encontramos outros tons de sua paleta, como o preto, o branco, o vermelho e o azul. O maior destaque aqui é para a combinação de preto e branco.
5- luz: nessa parte camadas e mais camadas de brilho são o destaque. Roupas que se traduzem em verdadeiras jóias e que nos trazem muita luminosidade.
Ainda podemos encontrar no quarto e último andar uma preciosidade, todo o arquivo pessoal de Armani para consulta do público em geral. Aqui temos acesso digital a seu processo criativo, a mais de 1000 looks divididos por coleção, a desenhos e a vídeos de backstage, dos desfiles e das campanhas publicitárias da marca.
Fiquei encantada com o local! Passei o dia inteiro lá e aproveitei para almoçar local. Foi um dia inspirador! Recomendo a todos os amantes da moda!
Camile Araujo
Realmente imperdível!
Adorei