Em minha última viagem à Itália, recebi um convite para visitar uma das mais tradicionais fábricas de tecido do país e responsável pelo fornecimento das maiores marcas da moda mundial, como Armani, Dior, DVF e entre outras.
Localizada em Como, região conhecida por seu famoso lago e, especialmente, pela forte indústria têxtil local, a Serikos surgiu em 1984 e desde então é reconhecida por aliar às mais avançadas técnicas de produção habilidades manuais e know-how exclusivos.
Passei uma tarde inteira conhecendo todos os setores da fábrica, passando pelas diversas etapas de produção, vendo de perto como alguns fios dão origem aos mais lindos tecidos que tanto nos encantam ao serem desfilados nas concorridas passarelas internacionais.
Além de observar o funcionamento das máquinas e o tingimento da seda, tive a oportunidade de visitar os setores de criação e de vendas, além do gigantesco acervo dos tecidos criados.
Interessante notar que, na maioria das vezes, a própria fábrica cria o design dos tecidos que serão o ponto de partida para a criação das coleções pelas grandes marcas, tendo um papel influenciador direto nas tendências da moda mundial. O cuidado com cada uma das fases da complexa produção, desde os primeiros fios até a definição das cores e padrões artísticos chama a atenção na Serikos, o que me fez compreender a razão pela qual os principais expoentes do mundo da moda a escolheram como a base fundamental de suas criações.
Fiquei encantada com a beleza e riqueza dos tecidos e com a forma como são criados e produzidos. Um paraíso para todos aqueles que trabalham e amam moda.
Veja abaixo as diversas etapas da produção de um tecido:
Muito interessante esta matéria
Muito interessante
desculpa o incomodo mas se possível da uma passadinha na minha página e deixa a sua curtida
Very interesting!
Olha Roseni Pereira q lugar bacana
Muito interessante amiga!! Parabéns!
Matéria muito interessante e didática sobre a confecção de tecidos!